Holanda vence em decisão apertada, que expõe limites da Copa dos DHs!!

A Holanda venceu a Suíça na Copa dos Direitos Humanos, em decisão muito apertada! 13 a 12!
As pontuações foram tão próximas que também expuseram alguns dos limites metodológicos do guia. A Suíça venceu por pouco nos direitos individuais e políticos, pois enquanto a Holanda tem 1.1 homicídios por 100 mil habitantes, o país dos cantões tem 0,7. No entanto, a Holanda venceu nos direitos econômicos e sociais e de diversidade, perdendo também somente nos direitos ambientais. Mas como conferimos somente três “gols” possíveis aos direitos individuais e seis “gols” aos direitos econômicos e sociais, a Holanda acabou fazendo ao final 13 pontos contra 12 da Suíça.
Esta escolha de certo modo deu uma prevalência aos direitos econômicos e sociais sobre os individuais e políticos no guia, o que poderia ser mais equilibrado, devido ao grande número de variáveis presentes em ambos os índices e à necessidade de se ter uma complementaridade entre esses direitos.
No entanto, esse resultado também faz retomar o grande debate entre direitos individuais e políticos e direitos sociais e econômicos: enfim, quais são mais importantes para os direitos humanos e para a democracia? A Suíça é melhor nos primeiros e a Holanda é melhor nos últimos. E para vocês, quem deveria ser o vencedor??

Obrigado por participar!!

Vitor Blotta

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s